sexta-feira, 10 de maio de 2013

Relato sobre o buffet - não indico!


Eu e meu marido conhecemos o Buffet Alto Stilo Festas quando buscamos opções de buffets para a oficialização do nosso casamento, encontramos em uma promoção no site peixe urbano. Isso ainda em 2012. Por se tratar de uma empresa forte no ramo de comércio, uma empresa que avalia seus fornecedores, acreditamos que o Buffet também seria uma empresa responsável e comprometida com seus clientes, mas nos enganamos. Na verdade, eu me enganei. Meu marido ainda ficou com o pé atrás, mas segui em frente, pois desejava muito que meu sonho pudesse se tornar realidade sem que nós perdêssemos o nosso foco, que sempre foi economizar para uma casa.
Em novembro e dezembro de 2012, entrei em contato e perguntei sobre as condições, já que queríamos uma festa para 80 pessoas e o pacote deles era de 100. Me informaram que fariam um desconto desde que fechássemos no dia seguinte. Sabíamos que isso era uma jogada de marketing e esperamos um pouco mais até que apareceu outra promoção no peixe urbano, isso me deu ainda mais expectativas e esperanças que enfim, o buffet não poderia ser tão ruim assim visto que voltava novamente ao site. O valor era inclusive menor, em torno de 16,98 por pessoa, o que dava R$ 849,00 para 50 pessoas. Nosso intuito era fazer a festa para 80 ou comprar 2 pacotes desse no peixe urbano, já que faríamos uma recepção simples. Liguei para o buffet, marquei uma degustação e também aproveitei para perguntar se poderia ver as decorações. Tudo era permitido, tudo era me dado de bandeja e eu não desconfiei de nada.
Os poucos salgadinhos e os docinhos da degustação era bons, mas não tivemos como provar nada que não fosse isso, embora em todos os pacotes constem as minidegustações. Ao serem indagados por isso, apenas disseram que não tinham como oferecer isso na loja deles, que se parece com um grande galpão. Isso em nenhum momento me afetou, já que pensei que o buffet era um buffet novo no mercado, que ainda estava em expansão e por isso o pouco cuidado com a aparência, imaginei que os donos ainda não tivessem a experiência que esse mercado exige e só por isso levei o preço em consideração. De acordo com a Jaqueline Monteiro (dona) a empresa já tem 20 anos no mercado, se soubesse disso naquele momento, eu ficaria um tanto desconfiada.
Ainda não conhecia muito bem o site Reclame aqui, então acabei por fechar o contrato no mesmo dia, já que a Jaqueline alegava que aquele pacote não existia mais, mas ela estava me oferecendo por que tinha gostado de mim e queria me ajudar. De acordo com todas as reclamações, ela é muito solícita de início, o problema é sempre depois que o dinheiro já está na conta dela. Não vou negar que me deixei levar impulsivamente ao contratar o buffet de imediato, mas a pressão para fechar na hora era muito grande, então fizemos o contrato e no dia seguinte fiz a transferência integral do dinheiro. Foram os R$ 1880,00 mais mal gastos na minha vida. Se soubesse o tanto de constrangimento que eu passaria por ter pago um buffet mais barato, não teria nem pisado naquele local.
A partir do dia em que fiz a transferência, os contatos ficaram cada vez mais complicados. Telefonemas em vão, emails não respondidos e o pior foi ver cada dia mais reclamações se amontoando na internet.
Exigi muitas vezes o adendo ao contrato que me foi prometido, contendo quantidade de empregados (garçons, copeiro, etc), de doces, de bebidas, de comida. Tudo isso ficou acordado no dia que fechamos negócio, mas o meu maior erro foi não ter documentado isso, ficou de boca, pois acreditei na boa índole da Sra. Jaqueline Monteiro. Cobrei muitas vezes pelo telefone e só assim conseguia que eles abrissem o email e enviassem alguma resposta. Sempre me enviavam o pacote peixe urbano. Perguntava se era aquele mesmo, afinal esse pacote não existe no site e também não foi o contratado inicialmente. Mesmo assim, me contentei e pedi que enviassem a quantidade de empregados e etc que ainda estava faltando. Sem resposta.
Liguei novamente, e dessa vez disseram que falariam diretamente com a Jaqueline. Obtive uma resposta por email, pedindo que eu verificasse no contrato e realmente o contrato diz que o meu pacote é “peixe”, que imagino ser peixe urbano.
Aceitei isso como uma resposta apenas pedindo a confirmação já que os pacotes que me foram enviados também diferem do site, e então meu pesadelo só aumentou.
Contratei uma cerimonialista de casamentos assim que comecei a perceber as dificuldades da equipe do buffet em se organizar e também preocupada com a qualidade do atendimento aos meus convidados, visto que as reclamações só iam se acumulando. A cerimonialista, Eunice ficou muito chocada com as respostas da Sra. Jaqueline no Reclame Aqui e eu também, mas nunca demonstrei o quanto estava preocupada com aquilo. O casamento é uma celebração muito importante para a mulher e sua família, só queria que tudo fosse perfeito, ao menos nessa noite, mas tudo começou a ruir bem antes da festa, pois como a resposta nunca chegava, liguei novamente cobrando uma. Só a Jaqueline resolve qualquer problema na “loja”, e como ela não estava fiquei de ligar novamente. Liguei e mais uma vez não seria atendida, pedi que me retornassem, mas aparentemente eles não retornam as ligações, me pediram para ligar novamente mais tarde. Já cansada desse disse e me disse e da espera fiquei esperando no telefone até que ela pudesse me atender. Depois de uns 5 minutos, fui atendida por uma pessoa sem paciência (palavras dela) para “aturar” clientes como eu. Disse que em nenhum contrato vem especificando a quantidade de garçons ou qualquer outra coisa, o contrato era esse que eu tinha e ponto, me foi negada qualquer oportunidade de opinar na minha própria festa. Disse que eu me fiz de coitada e ela me ajudou (onde?), que eu jamais poderia contratar um buffet como o dela num preço tão barato, que sem ela eu não poderia fazer algo tão bom com tão pouco dinheiro. Quem disse que eu não tenho dinheiro para contratar outro buffet? O buffet estava num bom preço com uma aparente qualidade. O meu barato ta saindo caro. Quem coloca esse preço no buffet é ela e não eu, mas se sou eu que pago, que sou a cliente mereço ser bem tratada, ou ao menos educadamente. Me senti muito mal depois da primeira patada, mas prossegui tentando conversar para que minha festa, agora tão em cima não precisasse ser adiada ou cancelada. Foi então que mencionei minhas preocupações a respeito das reclamações e isso fez com que o resto do que ainda existia da conversa, acabou.
A Sra. Jaqueline desatou a gritar comigo ao telefone que eu não deveria dar ouvidos a fofocas de internet,  se alterou ao ponto de se recusar a falar comigo ao telefone, passando o telefone para um garoto, acredito ser seu filho, João Vitor ou um outro empregado chamado Bruno.
Os grandes e bons buffets já estão todos com a minha data cheia. Em nenhum momento pensei em cancelamento até que a própria mencionou que se eu quisesse cancelar que ela devolveria meu dinheiro (isso berrando longe do telefone). Fiquei em pânico, mas para não haver mais desentendimentos e já com medo pela festa, aceitei. No mesmo momento prossegui, sem nem ao menos consultar meu noivo, mas eles pediram que eu ligasse novamente em 10 minutos quando a Jennifer estivesse desocupada para que ela pudesse seguir adiante com o cancelamento e o estorno do valor. Ligo de novo, Jennifer me pede também que retorne a ligação, pois ela não encontrou o meu contrato. Peço que em vez de eu ligar para não ser tão chata, que ela me ligue quando encontrar o mesmo. Isso aconteceu no dia 30 de abril e ninguém me ligou, passou o feriado, mandei um telegrama no dia 03/05/2013 e não liguei até completar uma semana, dia 07 de maio de 2013, imaginando que uma semana seja mais do que suficiente para que encontrem um contrato.
Jennifer diz que ainda não encontrou e pede que eu envie uma cópia do meu contrato junto com o comprovante de transferência para fazer a checagem dos valores e agora um “possível” ressarcimento que ela ainda vai verificar com a Jaqueline. Digo a ela que foi a mesma quem propôs o cancelamento, mas ela disse que mesmo assim ela iria falar, pois ela não tem acesso ao dinheiro. Se a Jennifer não tem acesso, por que passaram para ela resolver meu problema? Mais uma vez digo que aguardo o contato e peço que verifiquem o email por vou enviar as cópias para o mesmo.
Eis que de repente surge uma resposta da Jaqueline, negando tudo o que foi dito anteriormente, e apesar das respostas grosseiras, o que me chama a atenção é o fato de ela dizer que se eu quiser cancelar que eu cancele, mas assim estou quebrando contrato e ela não me devolverá dinheiro nenhum. Além disso, ela diz que eu coloquei palavras em sua boca e esse é um ato desonesto. Ignoro o fato que num mesmo dia ela consegue me chamar de desonesta, insegura, histérica e maluca para completar, isso ao longo dos emails que se seguiram.
No mais, ela se recusa a me devolver o dinheiro e pede que eu não entre mais em contato ou ligue e que a festa vai ocorrer de acordo com o meu contrato (que não diz nada).
No meu contrato diz que se ela cancelar, ela tem que me devolver em dobro a quantia já paga, mas em nenhum momento quis ganhar dinheiro às suas custas, eu só quero que ela me devolva o que eu paguei, o que eu gastei por conta dela, sem juros, sem correção, não quero nada mais, apesar de ela não merecer nem meu desprezo.
Todas as reclamações que ela respondeu, mostram que a empresa não tem condições de atuar nesse mercado, sempre colocando a culpa do erro deles em cima dos clientes. Erros grosseiros, dignos de processo sim. Ela me disse uma coisa que embora eu tenha certas dúvidas da intenção dessa frase, não me soou como um insulto, ela disse que as pessoas que reclamam têm comportamento igual ao meu. Gostei disso por que eu clamo pelo meu direito como consumidora e cliente e eu não acho certo ela julgar quem pode ou não ter uma festa bacana, afinal não é meu saldo bancário que vai me levar ao altar (by CSG).


8 comentários:

  1. E vc ainda não entrou na justiça?? O que está esperando minha linda. Pega todos esses emails, esse relato do blog, o contrato e tudo que tiver e corre para o tribunal de pequenas causas ou procon, sei lá, mas isso não pode ficar impune.

    Boa sorte!

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daienne, to com tudo pronto, vou entregar a uma amiga advogada... To com muito medo de perder o dinheiro, mas não acho justo ela ganhar essa briga.

      Excluir
  2. Amiga reclama direto com o peixe urbano, eles tem que cancelar a sua compra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não comprei com o peixe urbano, mas diretamente na "loja" deles. O que acontece é que eles me informaram que comprei o mesmo pacote.

      Excluir
    2. mais eles estão anunciando direto no peixe urbano!

      Excluir
  3. Nossa que chato!Noiva já tem tantas coisas para resolver e ainda esse pepino!Já anotei na minha lista de NAO INDICAR ESSE FORNECEDOR! Já colocou no reclame aqui?Já conseguiu um novo buffet?

    ResponderExcluir
  4. Ainda não coloquei no Reclame Aqui pq tenho medo que isso prejudique o processo, mas vontade não me falta. Lá no reclame aqui ja constam algumas reclamações e dá até dó dos clientes. Eu que sei!

    ResponderExcluir
  5. Taylanne, a reclamação no site do Reclame aqui só vai ratificar as milhares de reclamações existentes, não vai te prejudicar em nada. O tempo está passando por favor não deixe que isso se prorrogue e vc perca seus direitos.

    ResponderExcluir